quarta-feira, 1 de maio de 2013

Desenhando com os dedos

O escritor e ilustrador Ed. Emberley inventou um jeito criativo de desenhar. Ele usa a impressão digital para fazer o corpo e completa os desenhos utilizando linhas e pontos.

Encaminhamentos:

Os alunos poderão trabalhar reunidos em grupos e serem incentivados a trocar ideias entre si, sobretudo em relação à escrita de palavras. Um aspecto interessante dessa técnica é o fato da impressão digital variar de criança para criança. Afinal cada pessoa tem traçados únicos nas linhas dos dedos. Chamar a atenção dos alunos para esse fato. É interessante destacar que a impressão digital serve como um meio de identificação das pessoas e consta, inclusive, em documentos como a carteira de identidade.

Atividades:

1- Organizar uma exposição com as produções das crianças.
2- Elaborar cartazes, com os alunos reunidos em grupos, que poderão conter animais com a técnica de impressão digital ou também outro tipo de desenho. Cada cartaz poderá ter um tema: animais de estimação, animais domésticos, animais selvagens, meios de transportes etc...
3- Mostrar para a criança uma ou mais carteiras de identidade para que os alunos possam observar as impressões digitais nelas presentes.
4- Elaborar listas de palavras ilustradas com o mesmo grupo semântico (animais, meios de transportes, animais terrestres e aquáticos etc...) utilizando o alfabeto móvel.
5- Criar textos enigmáticos com os desenhos realizados pelos alunos.


 

 
 
 
 
 
 







































































 
 
 
 



















 
 

















 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário